Não precisa de uma ideia para empreender

Empreender seu propósito de vida

Nossa metodologia para a geração de negócios é baseada na convicção de que o sucesso virá se todos os atores envolvidos - clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, entre outros - receberem valor. Como gerar e entregar este valor é descoberto pelo fundador através de escuta e testes.

O negócio, por outro lado, surge e começa a ser construído por uma motivação pessoal ou objetivo de seus fundadores. Assim, na Scalabl decidimos explorar profundamente esse propósito e torná-lo a pedra angular da empresa.

Fazer negócios em nossa metodologia requer uma lógica flexível, flutuante e maleável. Procuramos relacionar dinamicamente todos os componentes - segmento de clientes, canais, modelo de custos, modelo de receitas, recursos, atividades, entre outros -, mas sempre fixando nosso propósito.

Em nossa proposta, a finalidade é a única variável - que pode evoluir em sua intenção - mas permanece fixa como um guia na construção do modelo de negócios. É a razão pessoal pela qual cada um de nós embarca na aventura de empreender ou realizar um projeto que envolve nossa vida.

O desafio pessoal de ser honesto com o que realmente queremos alcançar, a humildade que implica a vontade de ouvir e entender o que a outra pessoa quer para dar valor a ela e o desafio intelectual de brincar com todas as outras variáveis com o potencial da ferramenta do modelo de negócios é uma experiência de aprendizagem maravilhosa.

Francisco Santolo, CEO da Scalabl, sempre pergunte a seus alunos o que você acha que que neste empreendimento pode te dar? O que permitirá? O que vai transformar? Para onde vai te levar? Qual será sua contribuição para os outros ou seu legado? Isso faz você feliz? Isso te faz crescer? Você está satisfeito? Você está aprendendo?

O propósito é o que guia o caminho para empreender. "Não cometa o erro de separar o sucesso do propósito", conclui Francisco.