Não precisa de uma ideia para empreender

A capacidade de prever o futuro e executar essa antecipação no presente

por María Paula Russo
Junho 2020

Uma das coisas mais poderosas da metodologia Scalabl é poder mostrar a capacidade de ser um agente muito mais permeável, para capturar a imensa quantidade de estímulos que chegam até nós, por fora e por dentro. Parar de agir por mecanismos automáticos ou impulsivos, por inércia ou preconceitos típicos do nosso aprendizado

A vida é esse futuro de milhões de coisas acontecendo ao mesmo tempo e se nos propusermos estar atentos e decodificar o máximo possível de dados soltos, somos milionários de informação.

Com a informação como a substância e a metodologia como o framework que a gerencia, nossa capacidade de tornar possível é imensa.

O mundo está caminhando para uma economia do conhecimento e a capacidade de conhecer de maneira oportuna as necessidades dos outros, e o conjunto de fatores produtivos mais adequados para atendê-las, é uma importante fonte de riqueza na sociedade moderna.

Essa capacidade de se conectar verdadeiramente com as necessidades e problemas dos outros não faz parte da educação empresarial formal, que se concentra na parte intelectual e deixa de lado - como Francisco Santolo sempre mostra - os dois principais componentes dos negócios: o relacional e o emocional.

Sentar e assistir nossos treinamentos como ouvinte, em cada país, sempre foi para mim um show que reflete todas as nuances da nossa humanidade. Toda a diversidade que existe no mundo se reflete em coisas muito simples - roupas, refeições, horários ou certas interpretações de modos, costumes, gestos. Depois, a aventura Scalabl expõe denominadores comuns que pelo menos eu, naquele lugar privilegiado de espectadora, descobri sobre esses aspectos não tratados na hora de falar, pensar e fazer negócios:

Todos nós, em todos os países, permanecemos em silêncio protegendo nossas vulnerabilidades nas mesmas perguntas, respondemos com muita certeza nos mesmos momentos, olhamos com incerteza para as mesmas questões e todos rimos das mesmas situações.

Portanto, as ferramentas intelectuais da metodologia Scalabl estão atravessadas por mecanismos que consideram o que o cérebro realiza quando ocorre uma emoção - o que acontece independentemente do conhecimento consciente - mas predispõem a ação do outro, e contemplam o desejo intrínseco que nós, seres humanos, sentimos para nos conectar genuinamente com o outro, e assim nos sentirmos valorizados e amados.

Enquanto enfrento o desafio de gerenciar nossa empresa de modelos de negócios em constante evolução, e liderar a melhor equipe que posso imaginar para metodologicamente trazer à realidade cada um dos modelos, tenho o prazer de receber o estímulo de Francisco que me leva a cruzar a lógica e a imaginação para nutrir meu raciocínio na tomada de decisões.

Entender a economia que está chegando, as empresas que terão sucesso nesse futuro, os trabalhos que serão exigidos nessas organizações, o conhecimento que será necessário para gerenciar esse trabalho e o enorme número de fatores que atravessam o ser humano na sua capacidade como produtor de riqueza, são objeto de reflexão e estudo todos os dias na vida do Francisco, em todos os momentos, a cada novo fato que atinge seus sentidos e pode ser incorporado ao seu modelo mental de compreensão da realidade.

Celebro todos os dias por ter reunido esta equipe, onde combinamos a capacidade de prever o futuro que está por vir e meu aprendizado para executar essa antecipação no presente.

O contexto nos desafia e põe em xeque nossas operações, como as de muitas empresas, mas nossa própria metodologia para a geração de modelos de negócios flexíveis também abre a oportunidade de redesenhar modelos de negócios e usar nossos recursos para oferecer novas soluções para os mesmos problemas que afligem as pessoas no mundo. Mais do que nunca, estou convencido do poder de impacto do trabalho que estamos fazendo na SCALABL® compartilhando com mais e mais pessoas no mundo a maneira como pensamos e fazemos negócios.  Compartilho algumas das minhas reflexões sobre o valor da metodologia que hoje nos permitiu enfrentar a crise global e a dinâmica de trabalho com a qual conseguimos aplicá-la como uma equipe, juntamente com Francisco Santolo.  

 

¡Haz la prueba gratuita de nuestro Curso de Emprendimientos e Innovacion! >

Outros artigos de Francisco Santolo